Portfólio para a disciplina PET 2016 - T62 (Psicologia, Educação e Termas Contemporâneos) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP)
Professor: Ulisses Araújo
Aluno: Raphael Furrier Silva - 9442135
Direitos humanos são os direitos que todo ser humano tem independente de sexo, raça, cor, idioma, religião, opiniõe, etc.; ou seja, são os direitos que todoo ser humano tem, qualquer que seja sua condição. Há um documento sobre os direitos humanos, chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), onde todos esses direitos estão expostos de forma clara. Todos se baseiam no respeito ao próprio ser humano e ao próximo.
08 de agosto de 2016 - Aproximação ao Design Thinking
São Paulo, 08 de agosto de 2016
Metodologias ativas de aprendizagem
Vivemos em uma época de grande dinamismo, onde o mundo se transforma muito em questão de pouco tempo. Umas das transformações que podemos citar está nos métodos de aprendizagem, os quais estão se desenvolvendo para se tornarem cada vez mais eficazes e atingir cada vez mais pessoas. Dentre os novos métodos de aprendizagem, podemos citar as metodologias ativas de aprendizagem, tais quais:
- Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): tem um caráter mais individual, expõe o aluno a algum problema e através dessa exposição e por meio da mediação do professor (que vai orientá-lo e propocionar a ele ferramentas para o desenvolvimento do aluno), o aluno desevolve suas habilidades em resolver problemas.
- Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) : tem os mesmo princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas, mas o trabalho é feito em grupo, ou seja, tem um caráter mais coletivo.
Design Thinking
Design Thinking é uma nova maneira de abordar problemas buscando soluções. A inovação se dá ao se reunirem diversas pessoas de diferentes áreas para pensar em uma solução focada no ser humano; ou seja, tem-se um grupo multidisciplinar focado em uma solução para o ser humano, de forma bem útil.
No processo, as pessoas são ouvidas e protótipos são montados, até se chegar a uma solução final. É preciso ouvir as pessoas para criar algo, já que o foco são as pessoas. As soluções finais tendem à praticidade e viabilidade
Raphael Furrier Silva
Número USP: 9442135
raphael.furrier.silva@usp.br
- Apresentação do curso - Cronograma - Critério de avaliação
A displicina será sobre a sociedade contemporânea, e focará nas relações entre os indíviduos e no conhecimento dentro dessa sociedade. Tendo sempre como base os Direitos Humanos, a realidade será problematizada com situações do cotidiano, e a solução dos problemas será norteada pelo Design Thinking.