segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Aula 04 - Tecnologia e Educação (26 de setembro de 2016)

26 de setembro de 2016 - Tecnologia e Educação


                                 São Paulo, 26 de setembro de 2016


     Na Aula 01 (08 de agosto de 2016), um dos tópicos abordados foi "Metodologias ativas de aprendizagem", onde falou-se sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP). Hoje, na Aula 04 (26 de setembro de 2016) foi estudado um caso concreto sobre ABPP: a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) ofereceu um curso para professores na modalidade semipresencial. A modalidade semipresencial foi muito interessante, pois ressaltou o uso da tecnologia a favor da educação, e mostrou que mesmo um curso de nível universitário pode ter alta qualidade através de recursos tecnológicos, superando a ideia da tradicional sala de aula. Ao final do curso foram desenvolvidos projetos para a comunidade local, sempre se baseando no Design Thinking e na ABPP.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no artigo: ARAUJO, U. F.; GARBIN, M. C. . Metodologias ativas de aprendizagem e a aprendizagem baseada em problemas e por projetos na educação a distância. In: Denise D'Aurea-Tardeli; Fraulein Vidigal de Paula. (Org.). Motivação, atitudes e habilidades: recursos para a aprendizagem. 1ed.São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016, v. 1, p. 76-87.
(Metodologias ativas de aprendizagem e a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos na educação a distância - Ulisses F. Araújo e Mônica Cristina Garbin)



















Raphael Furrier Silva
Número USP: 9442135
raphael.furrier.silva@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário