Portfólio para a disciplina PET 2016 - T62 (Psicologia, Educação e Termas Contemporâneos) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP)
Professor: Ulisses Araújo
Aluno: Raphael Furrier Silva - 9442135
Psicologia positiva é um movimento dentro da Psicologia que busca uma visão mais positiva do ser humano, enaltecendo características boas, potenciais e aspectos positivos do ser humano, buscando sempre uma visão mais ampliada sobre determinado assunto, e não apenas uma definição categórica. Diferente da psicologia tradicional, que busca o tratamento de distúrbios e afins, a psicologia positiva foca no lado bom, em algo positivo. Relaciona-se com sentimentos tais como: satisfação, relacionamentos saudáveis, engajamento e com o conceito de flow: um estado de imersão total em alguma atividade. Pense positivo :)
Raphael Furrier Silva
Número USP: 9442135
raphael.furrier.silva@usp.br
Nesta aula, mais uma vez retomando alguns conceitos da Aula 01 sobre ABP, ABPP e Design Thinking, vimos um tema muito importante para a cidadania sendo abordado através de problemas e participação dos alunos para a resolução dos mesmos. Através de projetos, o objetivo foi problematizar algumas questões a fim de se construirem valores morais na educação ambiental para a cidadania. O projeto foi realizado numa Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo, localizada num CEU, com alunos da 05ª série, orientados por um professor pesquisador, e envolvia trabalhos relacionados ao meio ambiente, ou seja, a parte de problematização e de resolução de problemas envolvia questões ambientais, de forma que as soluções visavam tanto colaborar com o meio ambiente quanto com as pessoas que conviviam com o meio ambiente abordado. Após o projeto, foi realizado uma pesquisa com a seguinte pergunta:
Sua escola faz um jornal que
é distribuído entre todos os estudantes
e
também para as famílias, igrejas
e comerciantes do bairro. Este mês
é
você quem irá definir os assuntos que
o jornal vai publicar. Quais
assuntos você escolheria para fazerem parte do jornal? Por quê?
A conclusão foi de que a Educação Ambiental para a cidadania influencia sobre a determinação de valores na vida de cada um.
Raphael Furrier Silva
Número USP: 9442135
raphael.furrier.silva@usp.br
10 de outubro de 2016 - Projetos de vida da juventude e educação moral
São Paulo, 10 de outubro de 2016
"Um projeto de vida é um plano para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos".
Nesta aula, Hanna contou um pouco sobre seu trabalho com estudantes do ensino médio, que era, através de 13 perguntas, identificar alguns valores associados aos projetos de vida desses estudantes. As perguntas foram:
1. Conte-me um pouco sobre você e sua vida, destacando como se sente em
seu dia-a-dia. 2. Quais são as três coisas mais importantes para você? Enumere por ordem de
importância (do mais importante para o menos importante). 3. Como você se sente em relação a cada uma destas coisas? Explique com
detalhes. 4. Como cada uma destas coisas tornou-se importante para você? 5. Quais as dificuldades enfrentadas por você com relação a estas coisas
importantes? 6. O que você gostaria que fosse diferente no mundo e o que faz para concretizar
tal mudança? 7. Como você se sente com relação a esta mudança? 8. Imagine como será a sua vida daqui a cinco anos e diga o que será importante
para você nessa ocasião. 9. Como você acha que se sentirá daqui a cinco anos? 10. Agora, imagine-se com 40 anos. Como você acha que será a sua vida? O
que você acha que estará fazendo? O que você acha que será importante para
você? 11. Como você acha que se sentirá aos 40 anos? 12. O que é para você um projeto de vida? Que projeto você tem para sua vida? 13. Caso você tenha um projeto, como se sente em relação a ele?
Ao final, perceberam que existiam 6 modos principais de projeção do futuro, os quais foram analisados, sempre sob a luz da influência de sentimentos e valores nessas respostas. Os resultados foram desde ausência desse projeto até projetos que envolvem o trabalho e a família.
Mais informações sobre o estudo: VALORES, SENTIMENTOS E PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO
COM JOVENS ESTUDANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO - Hanna Cebel Danza e Valéria Amorim Arantes
Raphael Furrier Silva
Número USP: 9442135
raphael.furrier.silva@usp.br